Locação de equipamentos de TI: entenda como funciona

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Atualmente, a velocidade com que um equipamento ou software se torna obsoleto é incrível! Você corre o risco de comprar um notebook hoje e amanhã sair um novo modelo mais bonito ou com um processador muito mais potente — e isso praticamente sem aviso.

Agora imagine o risco que se corre com o parque de máquinas de uma empresa. Esse é um dos desafios do gerenciamento de custos de qualquer departamento ou projeto. Contudo, saiba que existe uma solução que está ficando muito popular a cada dia e que resolve esse problema: a locação de equipamentos de TI.

Neste artigo, vamos ver alguns pontos que devem ser considerados previamente na hora em que sua empresa precisar realizar a locação de equipamentos de TI. Acompanhe o texto e esclareça suas dúvidas.

São muitos os benefícios quando optamos por alugar equipamentos de TI. Conheça alguns deles adiante.

Você pode realizar contratos de locação com período predeterminado, de curto a longo prazo e até programado para a renovação após o vencimento do contrato. Dessa forma, você terá flexibilidade, podendo ficar com os equipamentos de acordo com o que necessita e pelo tempo que precisa.

As empresas mais completas e especializadas em locação de equipamentos de TI também têm estrutura de atendimento para o suporte técnico, que pode fazer parte do pacote de aluguel. Esse recurso evitará uma série de despesas internas, além da agilidade em resolver problemas.

Não há motivo para que você continue com um equipamento quando não o está usando mais. Se o seu projeto precisar de equipamentos específicos por um curto período, esse equipamento pode ficar ocioso depois, se você o comprar. Deixe a empresa de aluguel se preocupar em encontrar outros usuários.

O mercado de aluguel e a tecnologia da informação são muito competitivos. Tudo pode ficar obsoleto de um dia para o outro. Isso incita as empresas a oferecer máquinas e softwares de última geração, para que se consiga realizar as tarefas de uma forma eficiente e cada vez mais rápida.

Muitos contratos de aluguel preveem manutenção — incluindo a manutenção de registros de dados — reparos e peças sobressalentes. Verifique o contrato antes de assinar para ver o que está incluso.

Lembre-se de que você também pode fazer economias maiores ao não ter que contratar ou treinar seus próprios especialistas internos para realizar a manutenção dos aparelhos defeituosos.

Para realizar alguns projetos especiais de forma correta e eficiente, podem ser necessários alguns equipamentos especializados que você não utilizará depois.

Nesse momento, é economicamente viável realizar a locação do equipamento pontualmente para a execução do projeto. Se você comprá-lo para somente um trabalho, é provável que ele seja subutilizado ou mesmo fique encostado, além de ter que usar o CAPEX (o capital de sua empresa), o que tornará o custo final do projeto muito maior, diminuindo o lucro da empresa.

Se você comprar em vez de alugar, amarra o capital, que não estará mais disponível para outros projetos. Isso pode custar-lhe oportunidades que você gostaria de seguir em outro projeto igualmente importante. Você pode manter suas opções abertas ao alugar, em vez de comprar, e assim realizar mais uma redução de custos de TI.

Os custos da locação de equipamentos de TI, por serem OPEX (despesas operacionais), geralmente são imediatamente dedutíveis. As compras de equipamentos, por outro lado, precisam ser deduzidas ao longo da vida útil do equipamento, que normalmente é de 3 a 5 anos para a área de equipamentos de TI.

Seu departamento de finanças apreciará o fato de que as despesas de aluguel não são consideradas como um passivo do balanço. Além disso, você preserva mais o poder de empréstimo da sua empresa.

Para atender todos os funcionários da sua organização, seria oneroso custear a compra de todo o parque tecnológico. Com a transformação digital, essa situação tornou-se muito comum e necessária. É possível fazer de equipamentos de TI como notebooks, desktops, tablets e smartphones de todas as plataformas e nas mais diversas configurações.

Gostou de ler este artigo? Deixe seu comentário e compartilhe suas ideias conosco e com os demais leitores!

suporte

suporte

Deixe um comentario

Fique por dentro das novidades

Prometemos que não receberá Spam! todos seus dados estão seguros em nosso site certificado SSL.