Compra, leasing ou locação de equipamentos de TI? Qual a melhor escolha para a sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A sua empresa precisa atualizar o seu parque de máquinas? Vai abrir uma nova filial e precisa de infraestrutura de TI? Está começando um novo negócio e vai cotar no mercado a aquisição de desktops e notebooks?

Antes de escolher marca, modelo e brigar pelo preço, é importante ponderar sobre compra, leasing ou locação. São modelos de aquisição diferentes com alternativas que podem pesar ou aliviar o bolso na hora da decisão.

Comprar, é uma das tarefas mais simples: basta escolher os modelos e consultar o fornecedor (magazines, revendas ou distribuidores).  Alguns apresentam condições parceladas e com descontos à vista, mas atenção além de mobilizar o seu capital de giro, que poderia ser usado para outra finalidade, a sua empresa terá que disponibilizar uma equipe de TI (Tecnologia da Informação) para se responsabilizar pela configuração, manutenção, suporte, resolução de problemas, atualização de licenças e softwares e operação do dia a dia, além da depreciação ao longo do tempo, afinal você comprou, é seu, terá que conviver com o equipamento até que possa ter um novo capital para troca ou atualização.

No caso da opção pelo modelo de aquisição através de leasing ou arrendamento mercantil, os equipamentos adquiridos serão utilizados pela empresa, mais os direitos de propriedade pertencem ao banco/financeira. Parece um aluguel, mas os custos de manutenção, atualização de licenças e softwares, além da operação continuam sendo da responsabilidade da empresa..

Perceba que nessa modalidade a máquina fica no nome da instituição financeira porque serve como garantia de pagamento. Mensalmente, a sua empresa será a responsável pelo cumprimento de pagamento das prestações rigorosamente em dia, caso contrário o equipamento é retirado. No término do contrato, você pode permanecer com o bem ou trocá-lo por um mais atualizado, mas nessa última situação, será feito um novo leasing.

Existem ainda duas modalidades de leasing no mercado: Leasing operacional e Leasing financeiro. O valor das mensalidades pagas no modelo de Leasing Operacional, servem como garantia para o banco arrendador e a manutenção é feita por uma empresa especializada indicada ou pela sua equipe, mas os custos são seus. O modelo de Leasing financeiro funciona da seguinte forma: as parcelas pagas têm um valor de antecipação agregado, que serve para adquirir o equipamento ao final do contrato. É importante observar que mesmo sendo uma compra facilitada, existe a possibilidade de ignorá-la. Nesse caso, a quantia adiantada é ressarcida.

Já a locação de equipamentos de TI, prevê a entrega de equipamentos revisados, configurados de acordo com a necessidade de cada negócio, com oferta de modelos de última linha de acordo com o mercado, mas com um diferencial extremamente importante e que deve ser considerado na hora da decisão; A resolução de problemas, manutenção, suporte 24×7, atualização de licenças e softwares e gerenciamento serão de responsabilidade do fornecedor de locação de TI. Também estará incluso a instalação e entrega em qualquer lugar do Brasil.

Vantagens do modelo de locação de equipamentos de TI?

O aluguel de equipamentos contempla um contrato de SLA (Service Level Agreement, que significa “Acordo de Nível de Serviço) e é uma forma de assegurar o cliente em contrato sobre serviços no momento da locação. Além de ser uma forma de adotar máquinas atualizadas para o seu negócio, o contrato com serviços entrega inteligência ao negócio, já que é possível por exemplo; receber equipamentos configurados com softwares específicos de acordo com cada vertical de atuação, além de customização como aplicação de capas, caixas de proteção, imagem de logomarca, entre outros recursos e opções.

Com a locação é possível notar a redução de custos com depreciação de equipamentos; eliminar a difícil e necessária tarefa do descarte ecológico, trocar máquinas com defeito ou que precisam ser desativadas, sem ocupar espaço, já que o fornecedor retira a máquina, e também benefícios tributários como isenção de pagamento de IR para empresas enquadradas no modelo de Lucro Real, entre outros benefícios e atrativos.

Esperamos que esse artigo auxilie a sua decisão e permita conhecer a Agasus, uma empresa especializada em locação eficiente de TI, presente no mercado nacional há mais de 20 anos e parceira dos principais fornecedores de TI do mercado nacional, como Lenovo, Samsung, Apple, entre outros. Consulte a nossa equipe e conheça a locação eficiente de TI para o seu negócio.

suporte

suporte

Deixe um comentario

Fique por dentro das novidades

Prometemos que não receberá Spam! todos seus dados estão seguros em nosso site certificado SSL.