06 perguntas que Gestores das Escolas devem fazer na hora de adotar a Tecnologia Educacional

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Existem muitos casos reais de tecnologia bem aplicada nas escolas, que aumentaram o desempenho financeiro das mesmas quando a tecnologia se tornou prioridade na pauta do dia, mas sabemos que o assunto é delicado e desafiador para os empreendedores de educação.

Com o papel de aumentar e consolidar o desempenho financeiro, os Gestores precisam também se preocupar com as mudanças culturais que a transformação digital provoca em qualquer processo e na educação não seria diferente, mas talvez ainda mais complexo, uma vez que estão envolvidos, alunos, professores, pais e comunidade.

Mas qual o caminho e as respostas para as dúvidas dos Gestores que ainda são reticentes em relação a adoção de tecnologia, ferramentas de aprendizagem e softwares de gestão escolar?

  • Como saber exatamente o que a minha escola precisa?

Buscar auxilio profissional de empresas especializadas em tecnologia para educação é o primeiro passo, afinal para que a Transformação Digital que viabiliza a Educação 4.0 ocorra, é preciso planejamento para depois investir em TI.

  • Comprar ou alugar? O que é mais vantajoso para uma escola?

O correto diagnóstico da infraestrutura existente e recursos necessários são fundamentais para uma tomada de decisão assertiva e fatores como; avaliação de como implantar a infraestrutura necessária – desde o tipo de equipamentos até os recursos financeiros, que devem ser investidos no processo de transformação digital, certamente apontarão o melhor caminho entre locação e aquisição.

A locação já sai na frente como opção adequada para escolas que não possuem um processo estruturado na aquisição de equipamentos, ou para as escolas que não contam com especialistas em TI (Tecnologia da Informação) para suportar a correta implantação, adequação e entendimento da TE (Tecnologia Educacional), pois trata-se de um modelo que oferece soluções sob medida, de acordo com a necessidade e orçamento da instituição, sem a necessidade de um investimento inicial e ainda contam com mensalidades acessíveis e variáveis dependendo do tamanho e demanda de cada instituição, sem contar no suporte 24 x 7 e reposição de insumos.

  • O que a tecnologia pode proporcionar para uma escola?

Não se trata apenas do uso de ferramentas tecnológicas na      escola, mas também da possibilidade de promover uma nova cultura nas instituições de ensino para descobrir de que forma a tecnologia pode ser empregada para melhorar efetivamente o aprendizado dos alunos e o dia a dia dos professores, além de aproximar os alunos da escola, elevar o nível da gestão pedagógica, impulsionar a instituição frente a concorrência, melhorar a eficiência de processos de gestão escolar e aumentar a capacitação profissional de professores e gestores, entre outras vantagens.

  • Para o professor, quais são as facilidades?

A tecnologia facilita a criação, correção e análise de atividades, propiciando à escola buscar soluções digitais que a auxiliem na implementação da avaliação contínua na instituição, por exemplo. Com este processo, é possível para a escola explorar a avaliação como um meio, e não como um fim, utilizando-a para acompanhar o aprendizado dos alunos ao longo de todo o ano letivo, e não apenas no final de cada etapa.

As aulas se tornam mais dinâmicas e motivadoras e contam com maior interação e diálogo entre professores e alunos.

  • O que muda para o aluno?

O aluno do novo milênio já nasceu conectado e com acesso a celulares, videogames e computadores, portanto, mesclar tecnologia ao aprendizado significa aproximar o aluno da escola na sua própria linguagem, sem mencionar a janela para o mundo que se abre permitindo proporcionar uma verdadeira viagem aos alunos durante as aulas. E possível visitar museus, conhecer países e todo o seu ecossistema, por exemplo, com apenas um clique. Com a tecnologia em sala de aula, os alunos acompanham resultados, podem fazer provas online, entre outros fatores.

Conhecendo a Agasus, locação eficiente de TI para educação

A Agasus é especializada em locação equipamentos e dispositivos de TI (Outsourcing de infraestrutura de TI) no mercado nacional desde o ano 2000. A empresa com sede em São Paulo, conta com diversos parceiros espalhados pelo território nacional.

A Agasus disponibiliza soluções para locação de curto à longo prazo, além de ofertas de dispositivos móveis, que somam mais de 6 mil Smartphones e tablets locados. No portfólio de negócios, a Agasus soma mais de 25 mil locações de desktops e servidores e quase 30 mil notebooks alugados.

Entre os parceiros, destaque para as empresas Lenovo, Samsung, Motorola e Dell.

A empresa conta também com soluções customizadas para atender o mercado educacional com locação de equipamentos como, servidores, notebooks, Chromebooks, smartphones, carrinhos de recarga e lousas digitais. Oferece também consultoria para projetos de arquitetura e ambientes colaborativos e/ou learning spaces, além de disponibilizar para seus clientes, serviços de suporte e manutenção, equipamentos para reposição imediatamente quando necessário e sem custos adicionais.

Projetos educacionais que envolvam as soluções Google for Education, Microsoft ou Apple, incrementam o portfólio de serviços da Agasus, onde é prestada consultoria personalizada para instituições de ensino, em qualquer nível de maturidade digital, que desejam avançar com a Educação 4.0 em todo o Brasil.

suporte

suporte

Deixe um comentario

Fique por dentro das novidades

Prometemos que não receberá Spam! todos seus dados estão seguros em nosso site certificado SSL.