Tecnologia impulsiona novos negócios. Vale a pena planejar e investir em locação de TI para acompanhar a concorrência?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Tecnologia impulsiona novos negócios.

Vale a pena planejar e investir em locação para acompanhar a concorrência?

No Glossário de TI do Gartner, o termo outsourcing de TI é descrito como “o uso de prestadores de serviços externos para entregar TI efetiva”.

Trata-se, portanto, da prática de terceirizar serviços ou tarefas estratégicas de uma empresa, transferindo suas responsabilidades para um ou mais fornecedores externos.

Os frequentes avanços tecnológicos obrigam as empresas a adaptarem seus recursos técnicos e infraestrutura para encarar seus concorrentes, acompanhar o mercado e, até mesmo, antecipar demandas de consumo.

E no final do ano é a época que os esforços se voltam para o planejamento financeiro do próximo ano.

Tendo isso em mente, o gestor de TI precisa tomar uma série de decisões que impactam a organização como um todo. Afinal, o investimento em computadores precisa ser feito com inteligência para não comprometer o caixa da empresa.

Esse é o momento da dúvida: Afinal, a locação de computadores vale mesmo a pena? Sem dúvidas, sim. Fazer a escolha correta na hora de decidir entre compra, locação e leasing pode ser decisivo para a saúde financeira da empresa.

Será que é possível simplificar e poupar esse investimento?

A resposta está no aluguel de computadores!

Quando falamos em utilização de computadores para produtividade em uma empresa, temos um modelo tradicional e um que vem se sedimentando aos poucos, mas ambos apresentam alguns desafios:

  • A aquisição de hardware exige muita pesquisa, previsão em longo prazo (aumentando riscos) e um aporte muito grande de uma vez só — recorrendo ao capital de reserva e bancos em um ativo que tende a ser desvalorizado com o tempo;
  • A utilização de equipamentos pessoais (BYOD) minimiza custos, mas expõe a empresa às brechas de segurança invisíveis para dados sensíveis — o que é chamado shadow IT.

Dito isso, o aluguel de computadores surge como uma alternativa perfeita, que tem como objetivo priorizar a segurança da informação e, ao mesmo tempo, transformar essa parte da TI em um serviço gerenciável.

O aluguel é um contrato que tem como base um modelo de assinatura. Você paga um valor estabelecido por determinado tempo e pode utilizar os equipamentos alugados dentro do escritório, sem restrições para a produtividade da empresa.

A ideia é se livrar de mais um planejamento extenso e minucioso de atualização e contar sempre com as máquinas necessárias para atender perfeitamente às necessidades do negócio.

Portanto, contratar uma organização especializada na solução desejada proporciona:

  • Inovação para o negócio
  • Redução dos custos fixos e operacionais
  • Mais foco ao core business
  • Atendimento eficaz da demanda
  • Suporte especializado, treinado e atualizado.

A organização contratante poderá acompanhar de perto o serviço prestado e validar cada etapa. Isso garante a entrega e qualidade dos serviços. Além de reduzir custos e preocupações com contratações, a terceirização de TI apresenta retorno do investimento realizado no longo prazo.

 

O olho do dono…

Com a TI em boas mãos é possível dar foco para melhorar a produtividade, oferecer mais vantagens, ampliar a captação de clientes e no Core Business da empresa. Descobrir qual é o core business de um negócio é um exercício de autoconhecimento não só para a gestão, mas para a organização como um todo. E é importante que ele seja bem definido, da forma mais precisa possível.

Conheça algumas questões importantes para compor esse processo:

O que a empresa faz?

Uma fábrica de tecidos produz roupas, mas talvez a resposta mais adequada seja moda ou estilo pessoal.

Entender o que é o produto ou serviço principal da empresa já é mais que metade do caminho para compreender seu core business.

Existem diferenciais?

Muitas vezes, o core business pode estar relacionado com suas características únicas e a inovação que ela traz para sua área. Isso potencializará seu negócio e fará com que sua oferta seja sempre a escolhida na ponta.

Quem se interessa por você?

Se ainda assim o core business não estiver claro, descrever quais são seus principais clientes, aqueles que trazem mais valor para a empresa, pode ser uma boa pedida. Geralmente, as atividades e os serviços prestados para esses clientes vão formar uma definição mais acertada. E ninguém vai falar melhor do seu negócio do que o seu cliente satisfeito.

Quem são os interessados/ envolvidos?

Elencar as partes interessadas e que serão impactadas pelo sucesso ou pelo fracasso do negócio, também pode ser um bom exercício para uma empresa que busca entender melhor seu core business. Conhecer as pessoas e organizações afetadas pelas ações de um negócio ajuda a entender qual é seu posicionamento no mercado e como ele consegue projetar seu valor.

Onde você está?

Os principais pontos de venda, os locais de interesse para situar seus produtos, é algo que também pode ajudar na definição do que é o core business da empresa, caso exista uma relação forte da geração de valor com esses lugares.

Depois de responder a todas essas questões, é bem provável que o core business já esteja mais claro para os envolvidos nesse processo de descoberta. O desafio agora, então, será desenvolver a melhor maneira de expressá-lo para garantir que seja compreendido por todos os colaboradores e demais envolvidos da empresa.

Vale ressaltar que a definição do core business deve ser sucinta e objetiva.

Agora que o core está definido e divulgado corretamente dentro da organização, é hora de começar a entender como o foco nessas atividades centrais pode maximizar os resultados e o desempenho do negócio.

Qual a importância dessa definição?

É no core business que se encontra a principal geração de valor do negócio. Em teoria, portanto, quanto mais se investe nele, mais valor será produzido. Apesar do suporte que as demais áreas dão ao core business ser importante, é decisivo que o núcleo seja mesmo o foco da gestão e da estratégia da empresa.

A forma mais eficiente de uma empresa crescer é justamente gerando mais valor. Logo, seu principal investimento precisa ser feito sempre no core business! Com a evolução e o crescimento do negócio, a demanda pelas outras áreas vai surgir naturalmente, à medida que for necessário dar mais suporte às atividades essenciais da organização.

Sua empresa será tão direcionada para o segmento de atuação que conquistará uma significativa vantagem competitiva sobre concorrentes em sua área de excelência.

Desfocar pode fazer tudo fracassar

A verdade é que é impossível ser o melhor em absolutamente tudo. Por isso, é interessante que as empresas concentrem seu potencial naquilo será mais determinante para seu sucesso. A propósito, existem inúmeros exemplos de negócios que perderam seu foco ou não entenderam seu core business e, por isso, fracassaram decisivamente em algum momento da trajetória.

Por isso é tão importante que a empresa se conheça. O foco no core business é, sim, um fator determinante para o desempenho de um negócio. Ao conseguir focar seus investimentos naquilo que produz de mais importante, a consequência será de resultados melhores e vantagem sobre a concorrência.

É preciso potencializar

Estudar o mercado e entender os processos produtivos são tarefas que precisam ser regulares no cotidiano de um gestor. Com base nesses dados, é possível realizar uma análise mais aprofundada para compreender o que pode ser feito para promover melhorias em processos, técnicas ou atividades que compõem o core business.

A ideia é buscar a evolução de forma contínua. Assim, mesmo que não seja uma mudança tão impactante, vale a pena realizá-la se for para trazer alguma melhoria, como maior eficiência ou redução de custos.

Por fim, uma forma de potencializar o desempenho é entendendo, também, a necessidade das atividades extras, aquelas que não fazem parte da geração central de valor da empresa, mas podem dar o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento.

suporte

suporte

Deixe um comentario

Fique por dentro das novidades

Prometemos que não receberá Spam! todos seus dados estão seguros em nosso site certificado SSL.