Qual a importância do cumprimento de SLA no aluguel de computadores?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

SLA no aluguel de computadores

“O combinado não sai caro” é o ditado que melhor define a importância do cumprimento de SLA no aluguel de computadores. Esse tipo de contrato ajuda a sua empresa e o fornecedor a alinharem expectativas, reduzirem custos e aumentarem a produtividade, numa relação com mais benefícios para ambas as partes.

Mas o que é SLA? Neste texto, você vai entender melhor esse conceito, os motivos para incluir um SLA na locação de computadores e as vantagens que ele oferece para seu negócio.

SLA no aluguel de computadores

O que é um SLA?

Um service level agreement (SLA), ou Acordo de Nível de Serviço, é um contrato entre um fornecedor e seu cliente. Aspectos específicos do serviço — qualidade, disponibilidade, responsabilidades — são combinados entre as partes.

Um exemplo comum e fácil de entender é o SLA das provedoras de internet. Elas se comprometem a fornecer uma certa velocidade mínima a qualquer momento e podem descontar da cobrança os dias em que uma residência ficar sem o serviço.

SLAs de serviços mais complexos podem trazer termos ainda mais precisos, como:

  • quem é responsável por notificar problemas ou pagar por defeitos;
  • o que deve ser feito no caso de avarias, danos, furtos e extravios;
  • em quanto tempo um produto defeituoso deve ser substituído;
  • como fazer para encerrar o contrato e o que acontece nessa situação.

Quais são os tipos de SLA?

No ramo de gerenciamento de serviços de TI (ITSM, antigamente conhecido pela sigla ITIL), entende-se que existem três tipos principais de SLA, dependendo do relacionamento estabelecido entre as duas partes:

  • SLA baseado em serviços cobre um único serviço para todos os clientes. Imagine que uma grande empresa tenha um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e que ele funciona com as mesmas regras para todos os usuários. O mesmo SLA é válido para todos que acionarem o sistema;
  • SLA baseado no cliente cobre os serviços para um único cliente. Quando uma empresa de serviços de TI documenta todas as responsabilidades em um único contrato, trata-se de um SLA desse tipo. É dessa categoria que falaremos mais neste texto;
  • já um SLA multinível cobre regras diferentes para setores internos ao cliente corporativo. Por exemplo: algumas especificações de segurança serão mais rígidas para o departamento financeiro, ou algum serviço específico deverá ter disponibilidade melhor.

Finalmente, empresas como a IBM entendem que existe o chamado “SLA interno”. Trata-se do acordo de desempenho entre os setores da mesma empresa. Como quando o marketing tem compromissos com o setor de vendas; ou o próprio setor de TI trata de firmar acordos com as outras equipes do negócio.

Por que incluir um SLA no aluguel de computadores?

O cumprimento de SLA é parte integrante de qualquer relação com um fornecedor de serviços de TI. Um SLA reúne e registra todas as informações sobre os serviços contratados e a confiabilidade esperada deles num único documento.

O texto define claramente métricas, responsabilidades e expectativas, de modo que, se ocorrer algum problema, nem fornecedor e nem cliente podem alegar que não sabiam das regras ou que algo não estava combinado. Ou seja, evita mal-entendidos e protege ambas as partes.

O SLA é indispensável simplesmente porque nenhum serviço, ou produto, é perfeito. Uma rede pode cair, uma atualização de software pode fazer com que um arquivo não rode e um computador pode ficar mais lento conforme o uso. Daí a prática de definir procedimentos para lidar com problemas antes que eles aconteçam.

Idealmente, os SLAs serão alinhados aos objetivos do negócio. Por exemplo: uma gráfica dará grande prioridade ao suporte às impressoras, por motivos óbvios. Já um escritório que faz quase tudo na nuvem e consome pouco papel desenhará um acordo concentrado em outras métricas.

Ao elaborar um SLA no aluguel de computadores, você ajuda sua empresa a cumprir metas e alcançar objetivos. Por exemplo: se um laptop apresentar um defeito, em quanto tempo ele será substituído? O SLA terá a resposta, e, assim, a gerência pode definir o melhor curso de ação até o novo equipamento chegar.

Quais as vantagens do cumprimento de SLA?

Alinhamento de expectativas

Um SLA transforma a relação entre cliente e fornecedor; a partir dele, ambas as partes passam a funcionar como parceiros de negócios, buscando juntos formas de evitar e corrigir problemas. Fica claro que não é possível apenas presumir um serviço disponível 100% do tempo; em vez disso, firma-se o entendimento mútuo de expectativas mais realistas.

O SLA define processos para corrigir erros e estabelece padrões definindo prioridades. No caso da locação de computadores, pode-se decidir de antemão em quanto tempo um equipamento receberá suporte técnico, em quais casos será substituído e por quais modelos, como lidar com informações no hard drive, e assim por diante.

Acompanhamento dos resultados

A beleza de definir métricas é poder acompanhá-las. Os indicadores definidos no SLA podem ser acompanhados de forma a aprimorar ainda mais o serviço.

Se os computadores estiverem ficando lentos, por exemplo, pode ser que uma investigação descubra que o motivo é a memória cheia. A partir disso, a gerência pode decidir migrar a maior parte dos dados para a nuvem ou trocar os dispositivos por unidades com discos maiores.

Redução de custos

Uma vez que as expectativas estão bem definidas, seu negócio vai economizar com reparos e aquisições de emergência. Em vez de comprar um computador novo, basta aguardar uma troca por parte do fornecedor. Como métricas de desempenho e disponibilidade estão previstas em contrato, seus funcionários passam menos tempo usando computadores lentos ou esperando o conserto. Finalmente, o contrato pode prever reembolsos e outras compensações caso o fornecedor não cumpra a parte dele.

O cumprimento de SLA é uma prática fundamental na gerência de TI. A chave é definir expectativas, alinhar um acordo mútuo e desenhar processos para saber quem vai fazer o quê (e em quanto tempo) quando ocorrerem os inevitáveis problemas. O SLA é o amigo certo nas horas incertas.

Que tal falar sobre cumprimento de SLA na prática e o que ele pode fazer pela produtividade da sua empresa? Entre em contato conosco e vamos conversar sobre como seu negócio pode ter acesso aos melhores serviços na área de TI.

suporte

suporte

Deixe um comentario

Fique por dentro das novidades

Prometemos que não receberá Spam! todos seus dados estão seguros em nosso site certificado SSL.